quinta-feira, 30 de junho de 2011

Por que num dia ensolarado,num passeio na praia, sentimos a areia mais quente que a agua? Explique por que isso acontece.

Sob a luz do sol, tanto a terra como a areia aquecem mais rápido que a água. Isso acontece porque o calor do sol não consegue se aprofundar na areia, ele fica só na superfície e por isso fica muito mais quente. Se você cavar na areia de uma praia no calor, vai descobrir que a areia de baixo é fria. Com a água é diferente, o calor consegue se espalhar, e assim, esquenta menos e mais devagar.
 Isso significa que, para variar sua temperatura é preciso fornecer menos calor do que para variar a temperatura da água (para que ocorra a mesma variação de temperatura). Além disso, a areia é um material mau condutor: Isso porque o calor não é conduzido para as camadas inferiores, Já a água é transparente e permite que os raios solares cheguem até camadas mais profundas do mar.
Durante o dia, a praia e o mar recebem calor do Sol na mesma quantidade,mas a areia se aquece mais rapidamente. Por isso, a camada de ar que está sobre ela, por condução, fica mais quente do que a camada de ar que está sobre o mar.


Depois que o Sol se põe, a água e a areia deixam de receber calor e começam a esfriar. Mas a areia esfria rapidamente (à noite ela fica gelada!), e a água do mar demora a esfriar. Por isso, à noite,  a areia fica fria, e a agua fica quente. O ar que está sobre o mar fica mais quente do que o ar que está sobre a areia. Mais aquecido,e fica menos denso e sobe. Assim, o ar que está sobre a areia se desloca em direção ao mar: é a brisa terrestre. Esta é uma terceira forma de propagação de calor conhecida como convecção. Para ocorrer convecção é preciso que exista matéria, e que suas partes estejam a diferentes temperaturas, de modo que haja deslocamento de matéria, que, ao se deslocar, conduz o calor. Esses deslocamentos são chamados correntes de convecção.




                                                                                                                                    FEITO POR ;  Alexandra Cardoso
Ana Carla Abreu
Jaqueline Duarte
Jennifer Rodrigues
Shayenne Vianna

Um comentário: